CAF quer R$ 452 mil de subsídio para criar nova linha do transporte coletivo

Apesar de prometer mudanças de itinerário, novas linhas, pontos de ônibus e veículos novos, poucas alterações foram implementadas

CAF quer R$ 452 mil de subsídio para criar nova linha do transporte coletivo
Empresa recebia em 2019 um subsídio de R$ 160 mil e a Prefeitura oferece agora mais de R$ 365 mil (Reprodução)

A Prefeitura de Passos, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e a CAF Transportes, que cuida do transporte coletivo em Passos, negociam um novo subsídio para o serviço: enquanto a empresa quer receber dos cofres públicos R$ 452 mil, os representantes da administração oferecem R$ 365,5 mil por mês. Atualmente a empresa recebe R$ 294,9 mil, mas em 2019, quando prestava praticamente o mesmo serviço, o custo do subsídio era de R$ 160 mil .

O argumento para o aumento agora é a implementação da futura 5ª linha do sistema diametral, prometida desde o último reajuste e anunciado como a reforma do transporte coletivo da cidade. Agora a  CAF propôs subir de R$ 294,9 mil para R$ 452 mil, o que corresponde a cerca de 53% de aumento, e a prefeitura ofereceu elevar para R$ 365,5 mil.

“É bom salientar que houve também uma análise profunda por parte da Comissão de Reequilíbrio Econômico-Financeiro da prefeitura. O valor final foi repassado à CAF e estamos aguardando a resposta. Os postes e placas indicativas para a implantação da 5ª linha já estão instalados, além de outras providências. Agora é só o acordo financeiro ser concretizado para beneficiar outros bairros com o transporte coletivo urbano”, aponta o secretário da pasta, Arlindo Nascimento, que afirma que os custos apresentados pela empresa foram confrontados com os da Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados e com o estudo para a criação da do sistema diametral do transporte público em Passos.

O diretor-presidente da CAF, Cleber Alves Ferreira, afirma que o aumento do subsídio está em negociação, mas não comentou sobre a planilha inicial apresentada à Semsep, que elevava os custos em cerca de R$157 mil. “Eu enumerei os gastos mais relevantes com dois ônibus, quatro motoristas, quilometragem, combustível e tantos outros para atender os usuários da futura 5ª linha. O Arlindo me pediu a reavaliação de tudo, mas ainda não sei se vou aceitar a proposta”, declarou.

Se houver acordo entre a prefeitura e a empresa, o aumento não precisa ser submetido à aprovação pela Câmara. Basta aprovação pela comissão da prefeitura.