Cachaça Tônica, um drink leve e refrescante, fácil de fazer e delicioso

A “marvada” desbanca o holandês num dos mais tradicionais e refrescantes drinks

Cachaça Tônica, um drink leve e refrescante, fácil de fazer e delicioso
A cachaça pode ser um incrível substituto do Gin para a criação de um Gin tônica brasileiríssimo, o drink “cachaça tônica” (Reprodução)

Depois do inverno, que teve até geada na região e temperaturas mais baixas da história recente, chega a primavera com dias quentes e ensolarados que pedem bons drinks que podem ser feitos com utensílios e ingredientes que você tem em casa, junto com os amigos até para se livrar daquela rotina da cerveja de sempre com o gosto de sempre e a ressaca de sempre. A dica de hoje é a “Cachaça Tônica”, substituindo o gin pela cachaça.

 

GIN SURGIU COMO MEDICAMENTO

Só para aumentar o seu “conhecimento etílico”, a história do Gin começou na Holanda, no século XVII. O médico Francisco de La Boe, por meio da busca de um medicamento para problemas renais e urinários, criou a bebida a partir do zimbro, fruta arredondada semelhante à uva, juntamente com destilado de cereais.

O sabor marcante e o preço acessível fizeram com que bebida se popularizasse por todas as camadas sociais. Desse modo, a base da bebida, zimbro e álcool de cereais, é a mesma, independentemente da maneira de fabricação. Foi por meio da busca de um medicamento para problemas renais e urinários, que o Gin foi criado.

Nos anos 90, porém, o Gin foi perdendo sua popularidade. Até que, em meados dos anos 2000, na Europa, iniciou-se o consumo de Gin com gelo para refrescar após o dia de trabalho. Desde então, seu consumo, combinado aos mais variados drinks foi aumentando, tornando a bebida famosa novamente.

O Gin foi considerado por muitos o queridinho dos bartenders (e consumidores). O posto que antes era da vodca, foi gradativamente sendo “tomado” pelo Gin, devido ao seu frescor e possibilidade de sabores, devido aos botânicos utilizados em suas combinações.

Hoje em dia, quando se fala em Gin, qual é o drink que vem à cabeça? Com toda certeza, o Gin tônica, ou G&T (Gin and Tonic). Por ser mega refrescante, pouco calórico e possibilitando uma infinidade de combinações com frutas e especiarias, a bebida é, inegavelmente, um sucesso onde quer que se vá. Desde então, o Gin Tônica se popularizou e hoje é uma das bebidas mais difundidas e apreciadas do mundo. Mas como também na coquetelaria tudo se cria e se transforma, os bartenders mineiros resolveram substituir o gin pela cachaça, que faz parte da cultura e identidade brasileira. Chamada de mé, caninha, marvada ou branquinha, a cachaça é um dos destilados mais antigos do mundo. Aí surgiu a “Cachaça Tônica” com um grande sucesso. A famosa caipirinha acabou ganhando um concorrente – até pela facilidade de se fazer. Uma cachaça de qualidade, de preferência sem muito tempo de envelhecimento em barris de carvalho, confere ao drink um sabor leve e refrescante.

 

CACHAÇA É IDENTIDADE BRASILEIRA

Assim como o escocês tem o scotch whisky, o francês tem o Champagne e o mexicano tem a tequila, nós temos a cachaça. A primeira condição para ser chamada de cachaça é ter sido produzida no Brasil. Há duas datas tidas como prova da existência da cachaça, ambas no século 16, e a mais antiga é 1516. Sem dúvida, a “marvada pinga” é personagem importantíssima da nossa história do “Descobrimento” e também da nossa gastronomia.

Depois desses rápidos esclarecimentos, vamos para a receita do drink, até porque não estamos aqui para conversar, mas  para experimentar. E, lembre-se: se conseguir, aprecie com moderação:

 

RECEITA DE CACHAÇA TÔNICA:

 

Ingredientes

– 1 dose de cachaça de boa qualidade

– Fatias de maçã verde e limão siciliano;

– Bastante gelo;

 – Completar com água tônica;

 – Mexa com uma colher bailarina, para homogeneizar;

 – Se preferir pode espremer meio limão;

 – Servir em uma taça grande