Brazilian footwear

Bloco de Moda

Brazilian footwear
Calçados made in Brazil: sucesso (Divulgação)

Os altos e baixos da indústria calçadista brasileira, aponta um momento de recuperação visível. Um dos indicadores disso, vem do maior pólo do setor no pais - que é o Rio Grande do Sul. Foi por lá que aconteceu, nesta semana, uma ação do movimento Brazilian Footwear (Abicalçados + Projeto Imagem + Apex) – que trouxe dos Estados Unidos um grupo  jornalistas especializados em moda calçadistas .

O objetivo é divulgar, e, portanto, ampliar as vendas do calçado ‘made in Brazil’ por lá. Neste ano, entre janeiro e setembro, o nosso país exportou mais de 100 milhões de pares de sapatos – sendo 15,3% para os EUA. Em dólares, o total exportado foi de quase US$1 bilhão.

A participação mineira nesse quadro ainda é discreta. Porém, o maior pólo calçadista de Minas, que é o de Nova Serrana, tem tudo para ter uma importante participação nesses planos. Vamos torcer para que se concretize logo.

 

VAIVÉM

 

*A feira Minas Trend, comemorando seus 15 anos, acontece em Beagá entre 2 e 4 de novembro, com uma programação ampla. Além da moda para o inverno 23 nos estandes, tem programação cultural (com mais de 20 eventos paralelos) e outras tantas palestras de interesse do setor – como tendências invernais 2023, tecnologia na moda, gestão moderna e muito mais. Imperdível

 

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*As artes sempre foram parceiras da moda. Pois, agora, quase todas as marcas estão estabelecendo sintonias artísticas mais profundas e permanentes, principalmente para atender  a velocidade das ‘coleções cápsulas’ – que saem mensalmente. Recorrer aos valores regionais para isso, é uma ótima idéia para as pequenas e médias confecções

 

PONTO FINAL

A Copa do Mundo de Futebol, no Catar, vai inspirando a maioria das marcas no lançamento de produtos especiais para o assunto. Desde as pequenas confecções espalhadas em todos os recantos do mundo, até as grandes marcas. Um exemplo é a poderosa Louis Vuitton – que lançou roupas & malas com alusão ao evento.