Bloco ‘Feijão com Arroz’ se prepara para apresentações no Carnaval de Passos

Formado por cerca de 40 foliões, grupo inicia os ensaios nesta segunda-feira

Bloco ‘Feijão com Arroz’ se prepara para apresentações no Carnaval de Passos
Em uma das apresentações, o bloco animou também a comunidade do Bairro São Francisco (Divulgação)

 

O Carnaval se aproxima e o bloco ‘Feijão com Arroz’, em Passos, inicia nesta segunda-feira, às 20h, os ensaios para as apresentações em dois dias do evento mais popular do país. O grupo, formado por cerca de 40 foliões, vai se reunir na Praça Oswaldo Rattis, na Cohab I, paralela à Avenida Poços de Caldas, no Bairro da Penha.

Criado em 2014 pelo jornalista João Ernesto, com o objetivo de, ao menos, movimentar a cidade em dois dias de folia. Os desfiles de rua não aconteciam em Passos há muitos e continuam por falta de estrutura e apoio às três escolas de samba mais tradicionais da cidade: Malandro é o Gato, Passense e São Francisco.

Durante dois anos da pandemia da Covid 19 não houve apresentações. Em 2023 Ernesto transferiu a coordenação do bloco para Abel Tavares Lemos, por considerar ter cumprido a missão de ter criado e conseguido manter a tradição do bloco.

Pelo segundo ano consecutivo sob nova gestão, uma das duas novidades a ser implantada pode acontecer em 2025 pelo também voluntário, Abel. “Primeiramente vou conseguir dinheiro com os amigos. Depois, cotar o preço de um carro-volante para encerrar as apresentações dias 1º e 2 de março na Praça da Cruzeiro, com o som das tradicionais marchinhas de Carnaval”, revelou.

A outra inovação será comprar as bermudas jeans para os integrantes do grupo de percussionistas que definem o ritmo musical. “Nós temos apenas a camiseta das cores branca e verde como predominantes desde a fundação do bloco. Aos poucos vamos implementando novidades para motivar ainda mais os foliões”, ressaltou Abel. O bloco conta ainda com porta-bandeira e quatro passistas.

Sobre as apresentações, o coordenador contou que serão no sábado e domingo de Carnaval, a partir das 15h, saindo da Praça Oswaldo Rattis, passando pela Avenida Poços de Caldas, pracinha da igreja Centenária de Nossa Senhora da Penha, Avenida da Penha e chegada na Praça do Cruzeiro. “Serão cinco horas seguidas de diversão, deixando o restante da noite para quem quiser curtir outras atrações da cidade”, comentou Abel.

 

O CARNAVAL VOLTOU

       João Ernesto revelou que os primeiros anos após a criação do ‘Feijão com Arroz’ foram difíceis, devido à falta de apoio, por exemplo patrocinadores. “Mesmo assim fomos valentes, não deixamos a peteca cair, até o evento começar a chamar a atenção e ganhar tradição. Hoje, felizmente, virou patrimônio da região da Penha e todo mundo fica na expectativa de como vai ser o próximo evento”, frisou.

O jornalista afirmou que está satisfeito em saber que o bloco motivou e estimulou outras iniciativas do segmento, a cidade voltou a ter Carnaval. “Em 2014 o Carnaval em Passos estava morto. Não havia qualquer evento no período. A iniciativa era exatamente buscar reerguer o Carnaval, a partir de um bloquinho de bairro”, justificou Ernesto