Batatais e Brodowski recebem visita de projeto cultural de instituto passense
Iniciativa faz parte do projeto Travessias Pedagógicas no Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e no Museu Casa Portinar

No início deste mês, o Instituto Motirõ de Passos executou o projeto Travessias Pedagógicas com visitas ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e no Museu Casa Portinari, respectivamente em Batatais e Brodowski, no interior de São Paulo. A organização dispõe de outros oito projetos culturais a serem colocados em prática e vivenciar experiências através do interesse de várias pessoas. Dia 8 de fevereiro, o grupo foi conhecer de perto a vida e as obras do pintor Cândido Portinari.
Para Márcio Carvalho, sócio-fundador do instituto, as visitas culturais são uma forma de aprendizado ativo. Para ele, o objetivo é proporcionar aos participantes novas informações e experiências que enriquecem seu entendimento sobre a cultura, a arte e a história.
Na avaliação de Betânia Marques, a sócia-fundadora, as viagens atuam como potencializadoras culturais, proporcionando imersão à arquitetura, tradições, história e arte em um único lugar. “Cada mês realizamos uma visita cultural em diferentes locais, e dessa vez, a edição escolhida foi Cândido Portinari, que faleceu dia 6 de fevereiro de 1962”, frisou.
A programação teve início pela manhã, com 15 participantes, saindo de Passos para visitar o Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, e apreciar as dezenas de obras do artista Cândido Portinari que se encontram em seu interior. Na sequência, foi a vez de irem ao Museu Casa de Portinari, em Brodowski.
“A visita foi uma verdadeira imersão no universo do pintor que, com suas obras, se tornou um dos maiores ícones da arte brasileira. O museu, que fica na antiga residência do artista, oferece uma visão única de sua trajetória”, revelou Márcio.
Ao longo do tour, acompanhados por uma guia especializada, os participantes puderam conhecer os detalhes da técnica e das influências que marcaram o estilo do artista, com destaque para sua ligação com o modernismo e o compromisso social presente em suas pinturas. Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de discutir as obras e entender a profundidade dos temas abordados por Portinari, como as questões sociais, a desigualdade e a representação do povo brasileiro.
As telas, com suas cores vibrantes e formas imponentes, continuam a tocar e inspirar gerações. “Visitar o Museu Casa Portinari foi uma experiência enriquecedora. Pude aproveitar cada minuto”, contou João Pedro Danesi Carvalho, um dos turistas culturais.
A visita também ao Santuário e ao Museu Casa Portinari foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível, proporcionando uma nova forma de olhar para a arte brasileira e para a importância de preservar a memória de um dos maiores artistas do país. O intuito foi promover o encontro entre diferentes manifestações culturais e incentivar o envolvimento da população com as artes, o projeto Travessias Pedagógicas tem se tornado um dos principais eventos culturais de Passos”, ressaltou Betânia