Barbearias de Passos adotam modelo de serviços por assinatura

Uma das alternativas que deu certo: manter uma cartela de clientes por assinatura e atendimento diferenciado

Barbearias de Passos adotam modelo de serviços por assinatura
Elton e Wellington (aqui no atendimento a um cliente) prometem inovações nas três barbearias instaladas na cidade (Divulgação)


Um novo modelo de negócio dos proprietários de barbearia, ou salão de cabeleireiro, já adotado nas grandes cidades do país, está sendo adotado em Passos para garantir benefícios exclusivos aos clientes fiéis: o serviço por mensalidade. Desde novembro, ao menos três estabelecimentos desse ramo registraram centenas de clientes e um dos proprietários acredita que a tendência é aumentar com o passar do tempo.

A Barbearia Fagundes, fundada há 30 anos por Elton Fagundes, de 48 anos, hoje tem como sócio o filho Wellington, de 30, que teve a perspicácia de trazer para Passos a nova forma de atrair novos clientes e manter os atuais com a melhoria do atendimento. “Nossos fregueses já são bem recebidos com o salão diferenciado, móveis de primeira linha, equipamentos modernos para oferecermos mais conforto, ambiente bem descontraído e o atendimento personalizado”, revelou Wellington.

Antes de lançarmos a assinatura mensal, o salão considerado principal, na Rua Tietê, esquina com a Rua Goiás, no Bairro Santa Luzia, foram abertas mais duas filiais na cidade. Uma na Rua do Brandões, Bairro Belo Horizonte, e a outra na Rua da Praia, esquina com a Avenida Perimetral Paulo Pimenta, Bairro da Penha. Ambas com amplos salões, ar condicionado, frigobar e aparelho de TV.

Elton e Wellington também se preocuparam em capacitar suas equipes de colaboradores, contratando novos profissionais com certificado de cursos atualizados. “Nossa preocupação é com a satisfação dos clientes. Que se sintam bem acolhidos, saiam satisfeitos com o corte do cabelo ou barba bem feita e da forma que desejarem. O bem-estar da freguesia, sejam mensalistas ou não, está em primeiro lugar”, afirmou Elton.

Ao entrar em qualquer um dos três salões, o cliente será recebido por uma recepcionista, encontrará acomodações confortáveis até esperar sua vez de ser convidado a sentar na cadeira. Vai encontrar à sua disposição de forma gratuita, água potável, café e bolachas. Uma das novidades é o frigobar com refrigerante, suco e até cerveja, que serão cobrados à parte. “Tudo isso vai se juntar ao bom papo e descontração de forma coletiva com a equipe de profissionais bem preparada para o completo atendimento”, ressaltou ainda Wellington.

Inicialmente, a filial da Rua da Praia estipulou o valor de R$ 69,90 por mês. As outras duas, o crescimento de R$ 10 reais. Algumas vantagens dos mensalistas: prioridade no atendimento prioritário, evitando filas; acesso exclusivo aos serviços especiais, como cortes de cabelo personalizados; flexibilidade no agendamento e cancelamento sem penalidades; benefícios adicionais como brindes, promoções e eventos exclusivos.

Serviços inclusos: Corte de cabelo, barba, bigode, sobrancelha, acabamento, cuidados com a pele, tratamentos capilares e aconselhamento de estilo. “A grande vantagem é que o mensalista, se quiser, pode agendar o horário para qualquer dia e quantas vezes quiser durante 30 ou 31 dias.

 

 A matriz da empresa fica no bairro Santa Luzia, em Passos (Divulgação)

 

 

FRANQUIA

 

Com a empresa consolidada em Passos, a meta de Elton e Wellington é expandir a marca para diversas partes do país. “Se tornar uma franquia nacional. No início de fevereiro vamos inaugurar a primeira loja em Ribeirão Preto (SP), Jardim Sumaré. Outras quatros virão ao longo de 2025. Já tempo interessados de outros estados ter uma Elton Fagundes Barbearia na cidade deles. Em breve teremos salões com a logomarca da empresa por esse Brasil afora”, garantiu Elton.

Natural de Espinosa, no norte de Minas Gerais, distante 700 km de Belo Horizonte, Elton se mudou para Passos aos 17 anos, com os pais e 13 irmãos. O primeiro emprego foi na Usina Açucareira Passos. Ainda jovem, frequentou aulas do curso de cabeleireiro no extinto Cat/Sesi, abriu um modesto salão e constituiu a família formada pela esposa, Wellington e mais duas filhas.

Curiosamente, os oito irmãos do sexo masculino de Elton, também seguiram a mesma profissão. Dois desistiram há alguns anos, e um deles se mudou para Portugal onde é dono de uma barbearia que também leva o nome da sua barbearia.