Atração do Cine Clube é considerado um dos 10 faroestes da história

Lançado há 33 anos, “Dança com Lobos” é um filme imperdível do gênero

Atração do Cine Clube é considerado um dos 10 faroestes da história
Este foi o primeiro filme dirigido por Kevin Costner (Divulgação)

Os editores do AlloCiné, site francês irmão do AdoroCinema, acham esse filme um clássico do gênero, a ponto de classificá-lo entre os 10 melhores faroestes para se assistir antes de morrer. Com uma classificação média de 4,5 de 5 pelos espectadores do AdoroCinema, este filme dirigido e estrelado por Kevin Costner é a atração desta terça do “Pipoca & Bala Pipper”, em Passos.

No início da década de 1860, o soldado americano John Dunbar (Costner), ferido de guerra, é transferido para a fronteira dos EUA, que faz divisa diretamente com as áreas de assentamento de tribos indígenas e é considerada um risco de incêndio.

Após tentativas arriscadas de aproximação com a tribo da etnia Lakota-Sioux, ele finalmente aprende sobre suas tradições. E questiona cada vez mais as pretensões civilizatórias de sua cultura branca.

Dança com Lobos se tornou um sucesso estrondoso em 1990 e ganhou sete prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme. Pouco antes, Costner teve que lutar pela produção, conforme noticiou o jornal americano Los Angeles Times. Após o infame desastre de O Portal do Paraíso, o faroeste foi considerado um fracasso de bilheteria - e Dança com Lobos foi fundamental para trazer o gênero de volta ao cinema.

Dança com Lobos começa durante a Guerra Civil Americana. Acompanhamos John Dunbar, um soldado destinado à morte certa, que por acaso realiza uma façanha militar. Ferido, ele é enviado como batedor para as planícies de Dakota, onde conhece o povo Sioux e faz amizade com uma população sobre a qual nada sabe. Tanto em sua versão longa (3 horas e 56 minutos) quanto em sua versão “normal” (3 horas e 01 minuto), Danças com Lobos é um filme imperdível. Ele representa a cultura nativa e seus representantes talvez como nunca antes. O herói pode ser branco, mas não há como negar a intenção profundamente humanista e anticolonial do filme. A direção evita o espetacular, explorando a intimidade dos personagens e mostrando a complexidade de um mundo ameaçado e à beira da destruição. Essa foi a estreia de Costner na direção e o filme ganhou 7 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado (adaptado de Michael Blake) e Melhor Fotografia (a sublime visão de Dean Semler sobre a natureza). Giovanni Rodrigues

DANÇA COM LOBOS (Dances with Wolves) EUA / Reino Unido, 1990. Gênero: Aventura / Drama / Faroeste. Duração: 181 minutos. Direção: Kevin Costner. Classificação: 12 anos. Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant, Floyd 'Red Crow' Westerman, Tantoo Cardinal, Robert Pastorelli. Em cartaz no Cine Clube Pipoca & Bala Pipper, no auditório da Casa de Cultura, às19h00, nesta terça-feira, 30. Entrada gratuita.

 

Veja o trailer: