Ataques dos cães nas ruas de Passos continuam ganhando repercussão nacional

Depois da repercussão nas redes de televisão dos Estados de Minas e São Paulo, assunto agora ganha destaque em sites e revista

Ataques dos cães nas ruas de Passos continuam ganhando repercussão nacional
Site e revista reportam a situação na cidade; no detalhe, professora mostra o ataque que sofreu dos cães (Reprodução)

O site “Antagonista” e a revista “Crusoé”, ambos de grande circulação nacional, divulgaram nesta quinta-eira, 25, uma matéria relatando os ataques dos mais de 30 cães nas ruas. “Na cidade de Passos, notícias sobre ataques de matilhas de cães têm alarmado a população local, revelando uma problemática crescente no bairro Umuarama. Recentemente, Eduardo Chagas de Castro, um autônomo, tornou-se mais uma vítima desses ataques. Em um relato impactante, ele descreveu como foi surpreendido e ferido pelos animais enquanto realizava uma entrega”, começa o relato do site.

Ainda segundo o site, “o problema não se restringe apenas aos ataques, mas também à condição do canil municipal, que deveria servir de refúgio para os animais resgatados. Este local encontra-se desativado desde 2018, após ser interditado pela vigilância sanitária. Apesar de uma reforma recente que prometia preparar o espaço para receber novamente os animais, a realidade mostra que ainda há muito a ser feito. Estruturas como portões soltos, apenas amarrados por arames, e cercas danificadas, são apenas alguns dos problemas visíveis”.

Por fim, o site responde por que a reativação do Canil é essencial?

“Segundo a legislação do município, é direito dos animais abandonados ou em situação de risco serem acolhidos em locais adequados como o canil municipal. Essa medida não apenas contribui para a segurança pública, mas também para o bem-estar dos próprios animais. A advogada Andrea Andrade Cruz Castro, especialista em direito animal, enfatiza a responsabilidade do poder público em relação aos feridos nos ataques. “Municípios já foram condenados pela Justiça por negligenciar essa responsabilidade”, alerta Andrea.

Também no texto, o site responde outro questionamento: Como a cidade Pode Contribuir?

“O caso dos ataques de cães em Passos é um lembrete dramático da necessidade de políticas públicas eficazes para o controle de animais em situação de rua. A reativação e manutenção adequada do canil municipal não apenas resolveria a questão da segurança pública, mas também asseguraria o respeito aos direitos dos animais, conforme previsto por lei. A espera por uma solução não é apenas uma questão administrativa, mas uma urgente questão de segurança e ética pública” (Leia a matéria completa clicando aqui).

 

PROFESSORA É ATACADA

 

Nesta quinta-feira novas denúncias de ataques dos cães foram divulgadas. Desta vez a vítima foi uma professora da Escola Estadual Lourenço de Andrade, nas imediações do Unissul e da Rua Formiga, onde ficam concentrados os cachorros de Fabiano.

Nas postagens das redes sociais, houve reação da sociedade. Numa delas, fica o questionamento: “Como pode a vida humana valer menos que a vida de cães? Este mundo está muito desordenado”.