Associação passense leva o Oscar 2025 da capoeira

Eleição foi através de votação popular feita através de redes sociais em todo o país

Associação passense leva o Oscar 2025 da capoeira
O mestre Reginaldo Santana é o fundador da Associação Nosso Senhor do Bonfim de Capoeira (Divulgação)

A Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim de Passos foi escolhida no final de semana, a melhor do Brasil através de votação popular pela rede social Instagram. Como prêmio, vai receber em dezembro deste ano, a estatueta considerada o Oscar da modalidade.

Competindo com mais duas entidades, a vencedora fundada pelo mestre Reginaldo Santana, recebeu 8.170 votos, incluindo dezenas de academias dos cinco continentes do mundo.

Os critérios utilizados para a escolha das concorrentes não foram revelados. A entidade promotora foi a Associação de Capoeira Ginga Brasil, presidida pelo metre Baiano, e com sede no Rio de Janeiro. "Foi uma comissão de mestres e capoeiristas de todo o país que definiu as três em meados de janeiro. A partir daí, começamos a campanha de solicitação de votos em todo o território nacional e diversos países. A avalanche de apoio me surpreendeu tanto ao receber centenas de vídeo", revelou o mestre natural de Itabuna (BA) e radicado em Passos desde o final da década 70 do século passado.

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, em local a ser definido, será realizada a cerimônia solene para a entrega de toda a premiação, incluindo a musicalidade, que teve o cantor Jaguara, de São Paulo, vencedor como o melhor cantor dos ritmos de capoeira. Haverá também diversas atividades no final de semana.

"A indicação da minha associação para disputar o Oscar da capoeira já foi uma grande surpresa, porque nas três edições anteriores ela não competiu. Esse prêmio vem coroar os longos anos de atividades em Passos, divulgar ainda mais o meu nome e da cidade para os cinco cantos do mundo. Estou feliz pela reputação mundial de tudo isso junto. Obrigado a todos, de coração, que votaram no meus grupos maravilhosos de professores e alunos  Brasil afora e no exterior", agradeceu emocionado Reginaldo Santana