Assembleia da Casmil elege novo conselho mas posse depende da justiça

A batalha jurídica entre associados da Casmil continua e deixa o quadro indefinido

Assembleia da Casmil elege novo conselho mas posse depende da justiça
Eleição na Casmil tem liminar de última hora e presença da Polícia Militar na fábrica de ração (Divulgação)

O desfecho de mais uma assembleia da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro, no domingo, 27 de novembro, não foi dos mais animadores e edificantes. O resultado mostra que os esforços em torno da recuperação da instituição não serão mesmo pequenos e a disputa continua judicializada.

 

***

A eleição do novo Conselho de Administração foi marcada pela apresentação de uma liminar conseguida de última hora pelo ex-presidente Leonardo dos Reis Medeiros, destituído do cargo na assembleia anterior, e discussão entre ele e integrantes da única chapa inscrita oficialmente para a disputa. A Polícia Militar foi chamada, registrou um boletim de ocorrência, o que não impediu a realização da Assembleia Geral Extraordinária que elegeu Renato de Oliveira Medeiros presidente. Para a assessoria jurídica do Conselho eleito, o pleito está válido, mas a oficialização da AGE ainda depende da Justiça.

 

***

Leonardo apareceu na sede da Casmil com uma liminar do agravo de instrumento proferida pelo desembargador plantonista do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) Adriano de Mesquita Carneiro, exigindo a suspensão imediata da assembleia, e acionou a polícia quando viu que a assembleia seria realizada normalmente. Ele não obteve êxito porque a decisão descrevia a suspensão da eleição de um novo Conselho Fiscal, mas na verdade o objetivo da assembleia era eleger o novo Conselho de Administração. O processo corre em segredo de Justiça.

***

No entendimento da assessoria jurídica, todas as decisões judiciais anteriores continuam valendo e que Leonardo utilizou de decisão já suspensa para obter a liminar. O resultado final da eleição de domingo confirmou que o novo presidente da Casmil é Renato de Oliveira Medeiros e o vice-presidente é Adriano de Souza, sendo Marcelo Reis Cardoso e Edilson Cardoso, Glauciele Aparecida da Palma, João Pedro de Carvalho e Gleison Piassi Nogueira conselheiros.