Artistas passenses opinam sobre as chances de filme e atriz no Oscar 2025

Produção brasileira dirigida por Walter Salles tem três indicações para a principal premiação do cinema mundial

Artistas passenses opinam sobre as chances de filme e atriz no Oscar 2025
Fernanda Torres e Selton Mello estão no elenco de “Ainda Estou Aqui” (Divulgação)

A possibilidade de um filme brasileiro e uma atriz conquistarem premiações no Oscar 2025 tem a torcida também dos artistas e ativistas culturais passenses. O filme “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações para o Oscar deste ano: Melhor Filme (é a primeira vez que um filme brasileiro concorre nesta categoria); Melhor Atriz (Fernanda Torres foi indicada por sua atuação) e Melhor Filme Internacional (representando o Brasil). A premiação será no próximo domingo.

Carlos Jorge Ribeiro, o Caju, formado em direção teatral e comerciante, comentou que esse filme “é necessário, preciso e emocionante!”, avaliou. “Ainda mais tendo nosso conterrâneo Selton Melo como um dos  protagonistas, é motivo de orgulho! E ele com seu talento  preciso e leal dá o tom da emoção de um desaparecido.  Fernanda Torres é um força da natureza, filha da grande Fernandona, ela replica o talento e sucesso da mãe, após  de 25 anos. Se ganhar do Oscar ela coloca nosso cinema em outro patamar enquanto indústria e arte! Torcendo imensamente por ela e pelo cinema brasileiro", afirmou

"É um filme bem produzido, com atuações refinadas e um roteiro que remonta um passado (nem tão distante) que não podemos esquecer. O longa-metragem já é exitoso em si, já premiado, o Oscar será um reconhecimento a mais do que o filme já é. Não tenho dívidas que Fernanda Torres trará a estatueta, como também apostaria no prêmio máximo de melhor filme. O cinema nacional está bem representado e oxigenado", opinou Maurílio Romão, diretor teatral e produtor cultural.

Para o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Denilson Reis, o filme merece o prêmio sim, “por sua narrativa emocionante e sensível, que aborda com profundidade temas como amor, perda e resiliência. A direção impecável, o roteiro envolvente e a cinematografia delicada criam uma experiência marcante para o público. Fernanda Torres brilha no papel principal, entregando uma performance intensa e comovente, transmitindo com maestria a complexidade da personagem. Sua atuação autêntica e cheia de nuances eleva o filme a outro nível, tornando-o inesquecível. É uma obra que toca o coração e merece esse reconhecimento".