Argentina e Canadá abrem a Copa América nesta quinta-feira

Programação esportiva de TV e do streaming nesta quinta-feira

Argentina e Canadá abrem a Copa América nesta quinta-feira
Copa América tem despedida de Messi, teste para Dorival na seleção e 'batismo' de Endrick (Reprodução)

A 48ª edição da Copa América, que terá como palco os Estados Unidos, tem início nesta quinta-feira com um contraste de gerações. Se Lionel Messi, dono de oito Bolas de Ouro, ensaia sua despedida pela Argentina, Vinícius Júnior lidera uma seleção brasileira sem Neymar no embalo da conquista da Liga dos Campeões, ao lado de Endrick. A competição será um teste tanto para o jovem de 17 anos quanto para Dorival Júnior, que teve tempo para treinar e dar a sua cara ao time nacional.

A Argentina deve ser o time a ser batido. Após superar o Brasil na final da Copa América de 2021, no Maracanã, em uma edição marcada pela pandemia de covid-19, os argentinos viraram a chave Além de ter encerrado uma seca de 28 anos (o último troféu havia sido o de 1993), eles vivem uma nova fase desde então. Sob o comando da dupla de "Lionéis" - Scaloni, o técnico, e Messi, o cérebro da equipe -, a seleção argentina corroborou seu bom momento com a taça da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Não à toa, lidera o ranking da Fifa.

Líder isolada das Eliminatórias da América do Sul (cinco vitórias e uma derrota), a Argentina tem uma nova missão nos Estados Unidos: colocar a faixa no peito pela 16ª vez e, assim, se consolidar como a maior vencedora da competição, deixando os uruguaios no segundo posto, com 15 troféus - o Brasil soma nove e é o terceiro maior vencedor.

Messi, que completa 37 anos no dia 24, já anunciou que o fim da sua carreira está próximo. Outro veterano, e também decisivo, Angel Di María, 36, colocou o torneio continental como capítulo derradeiro da sua história com a seleção. Foi dele o gol do título no 1 a 0 sobre os brasileiros, no Rio de Janeiro, na última edição do torneio.

Com a dupla, Scaloni mantém a base do Mundial do Catar. Assim, ele conta com a experiência de Emiliano Martínez no gol e com a eficiência de nomes como Cristián Romero, Rodrigo de Paul, além do faro de gol de Julián Álvarez e Lautaro Martínez.

 

DESFALCADO, ATLÉTICO ENFRENTA O VITÓRIA

A décima rodada do Brasileirão tem sequência nesta quinta-feira e o dia começa agitado, já que Vitória e Atlético-MG medem forças no Barradão, a partir das 18h30 (de Brasília). O duelo pode servir para tirar o Leão da lanterna, já que os mandantes vêm com apenas seis pontos em nove jogos. O Galo, por sua vez, visa a parte superior da tabela. Em nono, o time treinado por Gabriel Milito tem 13 pontos e pode alcançar o G-6 em caso de triunfo, mas precisa superar a ausência de sua dupla de ataque (Hulk e Paulinho), suspensa.

Após estrear com derrota no comando do Vitória, o técnico Thiago Carpini já atinge uma boa sequência, apesar da lanterna: o time não perde há três rodadas. Foram dois empates (contra Juventude e Cuiabá) e a vitória contra o Inter - a primeira no Campeonato Brasileiro. Para o duelo contra o Galo, o treinador terá o retorno do meia Daniel Jr, recuperado de lesão na coxa direita. Ele tem dúvidas, porém, para escalar a equipe. Os meias Luan e Matheusinho, além do atacante Osvaldo, sofrem por desgaste físico e não têm participação confirmada. Na lateral-direita, Willean Lepo cumpre suspensão por três amarelos - Raúl Cáceres entra em seu lugar.

O Atlético vem com desfalques de peso, mas tem o alento do retorno de um trio titular. Hulk e Paulinho foram expulsos contra o Palmeiras, na última segunda (17), e estão fora por suspensão automática. Por outro lado, o goleiro Everson, o zagueiro Maurício Lemos e o volante Battaglia cumpriram suspensão contra a equipe paulista e retornam. Mariano, recuperado de lesão na coxa direita, é outro reforço, aliás. Ele recebeu o OK do departamento médico e consta entre os relacionados. Além de Hulk e Paulinho, o técnico Gabriel Milito também não contará com os selecionáveis Guilherme Arana, Alan Franco e Eduardo Vargas, que disputarão a Copa América.

 

PALMEIRAS ENFRENTA RED BULL BRAGANTINO

Empolgado depois de três vitórias seguidas, o Palmeiras tem compromisso nesta quinta-feira. Às 21h30, fecha a décima rodada do Brasileirão em duelo com o Red Bull Bragantino no Allianz Parque. A partida pode marcar o retorno de Dudu aos gramados após o fim da controversa novela, encerrada com a sua decisão de permanecer no time, a despeito do desejo da presidente Leila Pereira, que sugeriu que ele aceitasse a proposta do Cruzeiro.

A novela terminou. Dudu ainda tem rusgas com Leila e a diretoria, mas, depois de ter resolvido ficar, foi acolhido por Abel e pela maioria dos jogadores.

Ele esteve no banco contra o Vasco, mas não entrou. No jogo seguinte, não viajou a Belo Horizonte para resolver sua situação e viu de longe o Palmeiras fazer 4 a 0 no Atlético na Arena MRV. Agora, deve estar entre os relacionados e pode fazer sua estreia em 2024. O camisa 7 não joga desde 27 de agosto de 2023, quando sofreu a grave lesão no joelho que o deixou nove meses sem atuar

O lado esquerdo do ataque é onde Dudu mais gosta de jogar. Lázaro vinha sendo titular nessa posição, mas o atacante teve constatada lesão na coxa esquerda e estará fora por um mês. Assim, Abel terá apenas o ídolo palmeirense à disposição para a função. Mas, como sua contusão foi grave, o retorno será gradual

O Palmeiras subiu na tabela do Brasileirão graças às três vitórias seguidas. Com 17 pontos, está mais perto dos líderes. "Essas três vitórias seguidas dão confiança para nós. A gente está vendo a atitude dentro de campo e a gente sabe da qualidade do nosso grupo. Quando junta com a força de vontade, desde o começo, com a gente entrando sabendo o que tem que fazer, com certeza o time melhora. É assim que vem sendo e é assim que vai continuar", afirmou o volante Fabinho, que pode aparecer entre os titulares caso Abel rode o elenco devido ao desgaste em razão da sequência de jogos.

 

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA DE TV E DO STREAMING NESTA QUINTA-FEIRA

 

07 horas - Tênis: ATP 500 de Halle e Queens - terceira rodada; ESPN2/Star+

07h40 - Vôlei: Liga das Nações Masculina - Brasil x EUA; SporTV2

10 horas - Futebol: Eurocopa - Eslovênia x Sérvia; CazéTV

10 horas - Vôlei: Liga das Nações Feminina - Tailândia x Brasil - quartas de final; SporTV2

13 horas - Futebol: Eurocopa - Dinamarca x Inglaterra; SporTV

14 horas - Beisebol: MLB - Seattle Mariners x Celeveland Guardians; ESPN4/Star+

14h45 - Futebol: Campeonato Paulista Feminino - Taubaté x São Paulo; SporTV3

15h20 - Vôlei: Liga das Nações Masculina - Cuba x Eslovênia; SporTV2

16 horas - Golfe: PGA Tour - Travelers Championship - primeira rodada; ESPN3/Star+

16 horas - Futebol: Eurocopa - Espanha x Itália; SporTV2

18h45 - Futebol: Série B - Vila Nova x Mirassol; SporTV3

18h30 - Futebol: Campeonato Brasileiro - Vitória x Atlético-MG; SporTV

19h30 - Vôlei: Masculino - amistoso internacional - Brasil x Argentina; BandSports

20 horas - Futebol: Campeonato Brasileiro - Flamengo x Bahia; Première

21 horas - Futebol: Copa América - Argentina x Canadá; SporTV

21h30 - Futebol: Campeonato Brasileiro - Palmeiras x Red Bull Bragantino; Première

21h30 - Futebol: Série B - Ceará x Sport; Première

23h50 - Vôlei: Liga das Nações Masculina - Irã x França; SporTV2