Arezzo e Soma: unir para seguir

Bloco de Moda

Arezzo e Soma: unir para seguir
Coleção Arezzo 2024 (Reprodução)

A semana fashion teve como acontecimento mais relevante, a ‘carta de intenção’ da Arezzo de se unir com o Grupo Soma (Hering e Farm)– formando a maior holding de moda do país. Valor de bolsa em torno de 12 bilhões de reais e mais de 22 mil empregos.

 

O fato reforça o que temos falado aqui, reiteradamente, que moda virou gestão – e não apenas criação. Mas para que esse principio seja aplicado com eficácia, é preciso reunir forças. No jargão da economia, usar o M&A (isto é, fusões & aquisições) para o assunto alcançar seus objetivos.

 

No plano internacional, isso vem acontecendo há alguns anos e criando grupos poderosos (principalmente no segmento de luxo), bastando citar o homem (temporariamente) mais rico do mundo – Bernard Arnault – dono do grupo LVHM – que tem marcas como a Dior e a Louis Vuitton, entre outras que ele possui.

 

No Brasil, o grande fantasma da moda são as importações pelo e-commerce oriental, com peças entrando a preços baixíssimos direto na casa da consumidora. Outro, é o custo Brasil – com impostos em cascata e preço final não competitivo.

 

Para enfrentar isso, só com a musculatura forte que a união permite.

 

 

VAIVÉM

 

·        Os países escandinavos, aos poucos, vão se destacando como formadores de opinião na moda mundial. A saber: nos últimos dias foi realizada a Copenhagem Fashion Week, na  Dinamarca, com desfiles de marcas bacanas, debates múltiplos e fashion street borbulhante. Entre os brasileiros por lá, estavam a equipe da mineira Ima Têxtil  e do paulista salão Casamoda

 

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·        Encerrada a Semana de Alta-Costura, em Paris, a capital francesa entra no clima do verão 2526. Isso mesmo: a Première Visiton - feira de lançamentos em tecidos, entre 6 e 8 de fevereiro - faz uma prévia (bem antecipada) das tendências para dois anos à frente. Apesar do frio intenso por lá, a turma daqui foi em peso.

 

PONTO FINAL

 

O salão de negócios BH-à-Porter vai ao ar entre os dias 11 e 15 de março, na capital mineira, com as coleções de inverno 24, para vendas no atacado.  A relação de marcas  já ultrapassa 50 confirmações. Cada uma delas mostra o seu lançamento no próprio showroom. Porém, as marcas de outras cidades mostrarão suas novidades em estandes instalados no Novotel, Savassi. Imperdível.