Alpinópolis vai receber usina de energia de resíduos sólidos
Área de 80 hectares na divisa Passos/Alpinópolis já foi adquirida e o projeto de licenciamento ambiental iniciado
Os resíduos sólidos urbanos provenientes do lixo recolhido nas cidades da região vão ser os principais combustíveis de uma usina de geração de energia elétrica que será instalada no município de Alpinópolis, conforme anunciou o prefeito Rafael Freire.
Ele conta que ano passado recebeu representantes da Serrana Engenharia Ltda, de Joinville (SC), que mostraram interesse em investir, inicialmente, cerca de R$ 80 milhões. Agora empresa comprou uma área de 80 hectares, nas margens da MG 050, no trecho compreendido entre o Ribeirão Conquista e o trevo para Alpinópolis, pouco adiante do pedágio da AB Nascentes.
A empresa ainda não adiantou os detalhes do projeto. “Estamos aguardando apenas a conclusão nos próximos meses pelos órgãos competentes do governo estadual sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)”, informa uma fonte da empresa.
O projeto da empresa é recolher os resíduos sólidos urbanos de municípios localizados em um raio de aproximadamente 100 quilômetros ao redor da empresa.
Aterro Sanitário
De acordo com Rafael Freire, a prefeitura de Alpinópolis paga cerca de R$ 40 mil mensais para uma empresa de Tapiratiba (SP) dar o destino adequado ao lixo úmido coletado. ‘No município temos a coleta seletiva e os materiais recicláveis separados são recolhidos, comercializados para uma outra empresa intermediária da cidade que revende para a reutilização. Não temos aterro sanitário e tudo vai embora diariamente para o interior paulista. Como não há associação de catadores de lixo aqui, com o dinheiro arrecadado compramos cestas básicas que são distribuídas às famílias carentes”, disse o prefeito.