Alago faz tratativas com a Eletrobras para projetos nos lagos de Furnas e Peixotos

Na pauta do encontro realizado em Brasília, a regularização de áreas e melhoria das balsas no Lago de Furnas

Alago faz tratativas com a Eletrobras para projetos nos lagos de Furnas e Peixotos
A comitiva, capitaneada pela Alago, foi recebida pelo diretor de Relações Institucionais da Eletrobras (Divulgação)


A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) deu mais um passo importante na busca por soluções para desafios que afetam a região. Em reunião realizada na quinta-feira, 20 de março, em Brasília, o diretor executivo da entidade, Fausto Costa - representando o presidente da Alago, Cristiano Silva, esteve ao lado dos prefeitos de Fama, Alexandre Heller, e de Guapé, Randerson Ribeiro, em encontro com dirigentes da Eletrobras para tratar de questões estratégicas para os municípios no entorno dos Lagos de Furnas e Peixoto. A comitiva foi recebida pelo diretor de Relações Institucionais da Eletrobras, Bruno Eustáquio de Carvalho, e sua equipe.

A reunião deu sequência a um trabalho iniciado em 2021, e que vem se intensificando nos últimos meses na busca de uma solução efetiva, com foco na regularização das áreas situadas abaixo da cota de 769,3 metros do Lago de Furnas. Essas áreas têm sido alvo de ações judiciais devido a ocupações consideradas irregulares pelo Ministério Público Federal, impactando diretamente a economia local, que tem no turismo sua principal base. A Alago apresentou uma proposta de solução integrada, envolvendo a Eletrobras, o Ministério Público e órgãos ambientais, e recebeu o compromisso de Bruno Eustáquio para acelerar as tratativas dentro da estatal, além de convocar um novo encontro para avançar nas negociações.

Outro ponto central do debate foi a necessidade de modernização do sistema de balsas que atende os Lagos de Furnas e Peixoto. A Eletrobras informou que já existem estudos desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais para a renovação do transporte aquaviário. Além disso, está em análise a viabilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP), o que pode permitir investimentos significativos, incluindo a construção da tão aguardada ponte sobre o Lago de Peixoto.

Com essa articulação, a Alago reafirma seu papel de liderança na defesa dos interesses dos municípios do Lago de Furnas, promovendo diálogo e cobrando soluções para questões fundamentais ao desenvolvimento da região.