A volta do terninho
Bloco de Moda
Quem se lembra dos Anos 80 sabe que a moda da época, foi marcada por mulheres empoderadas por ombros imensos e terninhos poderosos.
Pois essa peça-coringa voltou as passarelas nas trends para 2024. Voltou mais suave e menos masculinizada. Foi o modelito amplamente preferido por designers que referenciavam épocas passadas. Segundo a imprensa especializada internacional, os detalhes históricos ainda podem ser encontrados nos ocasionais ombros pontiagudos ou na silhueta arredondada. Mas agora, dizem, há menos restrições sobre o que o terninho precisa envolver, trazendo uma variação mais ampla de estilos que agradam a um público mais amplo.
Na realidade, os terninhos frequentam o pódio fashion desde os anos 1940, com Greta Garbo, foi renovado com o smoking de Yves Saint-Laurent (década de 1980) e retorna agora - com toda sua força.
VAIVÉM
* Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.376 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no terceiro trimestre de 2023. Esse montante representa um aumento de 20,3% no total de marcas inauguradas em comparação com o 2° trimestre de 2023 (1.143). No 1T23, esse número chegou a 831 marcas. A moda ficou em segundo lugar, acessorios e calcados em terceiro e quarto e a alimentacao venceu esse ranking. A pesquisa espanta o temor de que o varejo fashion tinha até aqui, de perdas mais profundas neste ano.
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* Um dos mais prestigiados designers de bijus em Minas, o talentoso Carlos Penna entrou para o universo da joalheria e lançou a CP+, uma linha de joias em prata 925 e ouro 18k. No total, são 18 modelos, entre brincos, pulseiras, colares e anéis em formas que vão do orgânico familiar às silhuetas de curvas geométricas. Detalhe: a linha CP+ atende apenas sob encomenda, mas o e-commerce está previsto para 2024.
PONTO FINAL
Nos dias 23 e 24 será realizada mais uma edição do Inspiramais - um workshop atrelado ao salão de componentes para aos fabricantes de sapatos, bolsas, vestuario e afins. Um dos palestrantes será o gestor em design estratégico, Rodrigo Cezário, que ja seguiu para Porto Alegre – onde o evento acontece. Nesse tradicional encontro, ele mostrará seu trabalho de gestão sustentável junto às populações originárias e de apoio à empresas do setor de moda em Minas.