A trajetória da paraisense que comanda o Consórcio Magalu vira livro
Livro conta a história de superação da executiva, que é referência em cultura organizacional
A história de vida da diretora executiva do Consórcio Magalu é do tipo que se costuma dizer que daria um livro. E deu. “Simples assim: a história da CEO que veio da roça” conta a trajetória da paraisense Edna Maria Honorato, também presidente do conselho da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). O trabalho e o afastamento da família na infância, para ficar perto da escola, a criação de uma pequena empresa de consórcios na cidade de São Sebastião do Paraíso, que seria comprada pelo Magazine Luiza, até a construção de uma administradora referência em atendimento ao cliente e gestão, são partes da trajetória da empreendedora. O relato simples e emocionante também aborda desafios pessoais, como lutas e perdas de familiares.
O texto, narrado pela própria executiva, revela um dos seus principais ativos: a facilidade e a paixão em lidar com pessoas. Durante a obra, Edna mostra que sua experiência profissional e pessoal são indissociáveis, e seu gosto por ouvir, identificar potenciais e fragilidades das pessoas a tornam uma líder nata.
“Não são poucos os atributos de uma pessoa como a Edna. É determinada, séria e competente. Tem uma cabeça voltada para as soluções e profundamente focada no cliente. Mas, se eu tivesse de definir sua índole numa única palavra, eu diria que ela é uma humanista”, diz Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magalu.
Escrito com base no depoimento ao jornalista José Ruy Gandra, o livro integra a curadoria do Great Place to Work, instituto responsável por avaliar e ranquear todos os anos as melhores empresas para se trabalhar, nos âmbitos regional e nacional. Há 11 anos consecutivos, o Consórcio Magalu está entre as cinco primeiras no ranking.
Honorato começou jovem no setor de consórcios e abriu uma pequena administradora em Em pouco tempo, entrou em uma disputa com grandes concorrentes para implementar o sistema de venda de consórcios nas redes do Magazine Luiza. Após uma reunião com Luiza Helena Trajano, venceu a concorrência e iniciou a implementação do Consórcio Magalu.
Em 2001, Edna assumiu a direção executiva do Consórcio Luiza, como o Consórcio Magalu era conhecido antes. A gestora é a principal responsável pela consolidação da cultura do Magalu na administradora de consórcios, que prioriza a excelência do atendimento ao cliente e a democratização do acesso a bens e serviços.
O trabalho incansável no que diz respeito ao atendimento ao cliente resultou no primeiro lugar do Prêmio Época Reclame Aqui por quatro anos. Edna também é co-fundadora e atualmente voluntária da ONG Amarja, Associação Mão Amiga Recanto Janaína, entidade dedicada ao tratamento e à recuperação de dependentes químicos, e que receberá todos os direitos autorais da obra.
DO “ALVORADA” PARA O “MAGALU”
Nas páginas 123 e 124 de sua biografia, Edna Maria Honorato revela como levou o seu “Consórcio Alvorada” para o grupo Magazine Luíza:
“[…] Em São Sebastião do Paraíso, o nosso escritório funcionava em um sobrado, em cima da loja do Magazine Luiza na cidade. Os dois imóveis pertenciam ao senhor Gerson. Um dia, ele disse para o meu sócio que o Magazine Luiza queria implantar um consórcio e estava procurando uma administradora. Meu sócio foi com ele a Franca conversar com a Luiza Helena. Participavam da concorrência o Consórcio Regional, de Ribeirão Preto, o Garavelo, de Lins, ambos muito grandes, e nós, um consórcio pequenino, praticamente familiar.
A Luiza Helena, muito esperta, disse ao Oswaldo que queria conhecer a sócia dele. Ele me levou ao encontro seguinte, em que ela nos disse que já estava com o pedido de autorização para a implantação do consórcio no Banco Central. Ela queria fazer a parceria com uma empresa, mas que ficasse claro que, brevemente, ela teria o seu próprio consórcio. Naquela época, a inflação era altíssima e o crédito era bem escasso. Era bem difícil vender produtos de forma parcelada, pois os juros estavam nas alturas. Nós duas conversamos, o nosso santo bateu e, por incrível que pareça, ela fechou a parceria com a gente, do pequeno Consórcio Alvorada. Imagine só a alegria.”
SOBRE O CONSÓRCIO MAGALU
O Consórcio Magalu é afiliado à ABAC (Associação Brasileira dos Administradores de Consórcios) e ao SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcios), faz parte do Grupo Magazine Luiza e tem tradição de mais de 28 anos no mercado. É considerada uma das empresas mais sólidas do setor de consórcio, sendo a administradora independente que mais contempla clientes mensalmente no Brasil. A companhia se destaca como a melhor do setor, no país, segundo a nota do Reclame Aqui. Ainda, possui o selo RA 1000 de atendimento e foi vencedora do Prêmio Época Reclame Aqui por diversos anos, conquistando o primeiro lugar em 2020. O Consórcio Magalu participa das avaliações do instituto GPTW (Great Place to Work) desde 2011, classificando-se na categoria Nacional por dez anos consecutivos. Em 2021, a empresa obteve o segundo lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no país. O Consórcio Magalu é a plataforma de consórcios mais diversa do país, totalmente dedicada aos clientes, possui os melhores índices de aprovação de créditos, além disso, é a única administradora que oferece o contrato 100% digital de imóveis.
FICHA TÉCNICA
Título: Simples Assim – A história da CEO que veio da roça (ISBN: 978-65-86119-70-1)
Autora: Edna Maria Honorato
Categoria: Não ficção
Páginas: 304
Preço sugerido: R$ 49,90
As vendas estão disponíveis na Amarja – pelo WhatsApp (16) 99999-4943, no site da Primavera Editorial e nos sites:
https://primaveraeditorial.com/produto/simplesassim-ahistoriadaceoqueveiodaroca/#
https://www.magazineluiza.com.br/livro-simples-assim/p/233903000/li/libi/