A receita de Felipe para uma pasta italiana base
Dicas de Culinária
Olá! Meu nome é Felipe Picinin de Magalhães Santeiro. Sou advogado e um apaixonado por culinária. Desde muito jovem, influenciado por minhas avós paterna e materna, sempre estive na cozinha, auxiliando ou “cheretando” ambas (mais atrapalhando). Adulto, junto com meus dois primos Guilherme e Marcello, reunimos toda a influência recebida quando crianças e a paixão herdada de nossa avó para montar um restaurante no município de Capitólio (Restaurante Pequena Capitólio - Rodovia MG 050 KM 308,5). A comida escolhida é mineira, terra que nascemos e amamos, mas não poderíamos ignorar nossa grande influência italiana, herança de nossa avó materna, Angelina, que aos domingos preparava a melhor comida para receber os mais de 30 netos em sua casa.
É por isso que a primeira receita que compartilho com vocês não poderia ser outra senão a de como fazer uma tradicional massa italiana. Apesar da história sugerir seu surgimento na China, foi na Itália que ela se consagrou e expandiu para o mundo ocidental. Essa é a base para qualquer massa que se queira fazer, convertendo, poucos ingredientes em um dos maiores clássicos da cozinha mundial, a pasta!
Felipe Picinin de Magalhães Santeiro, do Restaurante Pequena Capitólio
Ingredientes
São apenas dois ingredientes para a massa, farinha e ovos. Para toda comida, quanto melhor os ingredientes, melhor sairá o prato a ser preparado. Então, sugiro uma farinha de boa qualidade e ovos caipiras. Assim, a massa fica bem amarelinha e sem aquela cara de “macarrão de hospital”.
O ideal é pesar os ingredientes. Para cada parte de ovo, usa-se duas de farinha. Exemplificando, para cada 50 gramas de ovo, utiliza-se 100 gramas de farinha de trigo, sem fermento. Porém, para quem não tem balança, pode-se usar um ovo para cada ¾ de xicara de chá. Essa proporção equivale a uma porção de massa. Então se quiser fazer para um casal, sugiro ao menos dois ovos e 200 gramas de farinha.
Preparo
Assim como os ingredientes, o preparo também é bem simples. Primeiro, deve-se misturar os ovos na farinha, misturando com as mãos até formar uma massa uniforme. O ponto ideal é sovar até que ela fique elástica, sem grudar nos dedos. Feito isso, deve-se envolver a massa com plástico filme e deixa-la descasar por 30 minutos.
Posteriormente, a massa é esticada com o tradicional rolo, garrafa ou com a tradicional máquina italiana, que a torna mais uniforme e facilita muito o trabalho. Algumas como a da foto abaixo, já vem com opcional que permite o corte da massa em formatos tradicionais.
Por fim, corta-se a massa no formato de sua preferência, ou, caso queira comer uma bela lasanha, corta-se apenas em grandes retângulos! Cozinhe na água fervente com uma pitada de sal por aproximadamente 3 minutos.
Feito isso é caprichar no molho e servir. Não tem segredo, a simplicidade é a alma da cozinha italiana, somada a ingredientes frescos e de boa qualidade!
Manja que te fa bene!