A moda nacional em números
Bloco de Moda
O IEMI - Inteligência de Mercado - acaba de divulgar dados interessantes da indústria de moda nacional (vestuário, meias e acessórios) levantados após o trauma da Covid. Os resultados apontam números interessantes. A saber:
* O Brasil possuía com 19,5 mil unidades produtivas com porte industrial em 2022;
• A produção de vestuário, meias e acessórios no Brasil alcançou 5,1 bilhões
de peças em 2022;
• A produção, em peças, apresentou queda em 2022 de -5,8% na comparação com 2021;
• O consumo aparente aumentou em 2022e atingiu 6,3 bilhões de peças, 0,5% superior
ao ano anterior;
• Deste total, cerca de 18,5% foi suprido por artigos adquiridos no exterior;
• O canal de maior relevância para a venda da indústria de vestuário, meias e acessórios foi o varejo especializado;
• A principal região de consumo é o Sudeste, liderado pelo Estado de São Paulo;
• 0 grupo consumidor que mais gasta com o produto é o poder de compra B2/C.
• Os maiores fornecedores de vestuário, meias e acessórios para o Brasil foram a China, Bangladesh e Vietnā.
As cifras gerais alcançadas no mesmo período também impressionam, embora a queda na produção de peças:
• 19,5 mil indústrias; 955,2 mil empregos;
• 5,1 bilhões de peças produzidas;
• R$ 150,3 bilhões em valores de produção;
• US$ 186,7 milhões exportados; • US$ 1,6 bilhão importado.
Como se vê, apesar dos problemas, vamos retomando o impulso merecido.