A moda nacional em números

Bloco de Moda

A moda nacional em números
O verão 24 da Unity Seven (Divulgação)

O IEMI - Inteligência de Mercado - acaba de divulgar dados interessantes da indústria de moda nacional (vestuário, meias e acessórios) levantados após o trauma da Covid. Os resultados apontam números interessantes. A saber:

* O Brasil possuía com 19,5 mil unidades produtivas com porte industrial em 2022;

• A produção de vestuário, meias e acessórios no Brasil alcançou 5,1 bilhões

de peças em 2022;

• A produção, em peças, apresentou queda em 2022 de -5,8% na comparação com 2021;

• O consumo aparente aumentou em 2022e atingiu 6,3 bilhões de peças, 0,5% superior

ao ano anterior;

• Deste total, cerca de 18,5% foi suprido por artigos adquiridos no exterior;

• O canal de maior relevância para a venda da indústria de vestuário, meias e acessórios foi o varejo especializado;

• A principal região de consumo é o Sudeste, liderado pelo Estado de São Paulo;

• 0 grupo consumidor que mais gasta com o produto é o poder de compra B2/C.

• Os maiores fornecedores de vestuário, meias e acessórios para o Brasil foram a China, Bangladesh e Vietnā.

 

As cifras gerais alcançadas no mesmo período também impressionam, embora a queda na produção de peças:

 

• 19,5 mil indústrias; 955,2 mil empregos;

• 5,1 bilhões de peças produzidas;

• R$ 150,3 bilhões em valores de produção;

• US$ 186,7 milhões exportados; • US$ 1,6 bilhão importado.

Como se vê, apesar dos problemas, vamos retomando o impulso merecido.