8ª FliPassos começa nesta segunda e homenageia Sebastião Wenceslau Borges

Feira Literária será aberta nesta segunda no palco montado na Praça Geraldo da Silva Maia

8ª FliPassos começa nesta segunda e homenageia Sebastião Wenceslau Borges
O escritor memorialista passense Sebastião Wenceslau Borges, de 78 anos (Arquivo)

A 8ª Feira Literária de Passos (FLIPassos) acontece de 19 a 23 de agosto de 2024, na Praça Geraldo da Silva Maia, e traz nesta edição o tema “Memórias, quem é que não tem....”. Este ano o evento está sendo organizado pelas secretarias municipais de Educação e Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Tem como homenageado o passense Sebastião Wenceslau Borges.

Escritor e um dos fundadores da Associação Cultural Escritores & CIA de Passos e Região, Sebastião Wenceslau Borges, nasceu em Passos no dia 11 de março de 1946. Ao longo de sua trajetória como escritor conta com mais de 600 textos publicados. É colunista do jornal Folha da Manhã de Passos há mais de 20 anos, além de ter contribuído mensalmente com o jornal do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo, na cidade de Formiga.

Aos 78 anos, Sebastião é atuante como Vicentino desde os 15 anos, tendo dirigido o Lar dos Idosos da Sociedade São Vicente de Paulo, em Passos por 14 anos e é membro ativo da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Passos e da Conferência de São Francisco. Também integrou a primeira turma de alunos da Universidade Aberta da Maturidade (UNABEM), projeto da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Sebastião é casado com Renilda e tem cinco filhos: Alex, Cleyde, Cleyton, Juninho e Elisa, além de sete netos. Desde menino, no salão de barbeiro de seu pai, José Venceslau da Silva, conhecido como Juca do Lau, já demonstrava interesse pelas histórias contadas pelos mais velhos, o que despertou seu amor pela literatura. Mais tarde, como dono de uma fábrica de sapatos por mais de 60 anos, ele continuou ouvindo e contando causos na Sapataria Nossa Senhora da Penha.

Dentre suas obras publicadas estão "Memoriando" (2002), "Proseando" (2014), "Férias na Roça" (2018) e "Tempo do Tempo" (2023).

As obras do escritor homenageado podem ser adquiridas na Sapataria Nossa Senhora da Penha, e, também podem ser retiradas para leitura na Biblioteca Municipal de Passos.

De acordo com o homenageado, ele se sentiu muito surpreso e grato pela deferência à sua pessoa. “Sempre participei da FliPassos, já tive momentos especiais vivenciados durante outras edições, porém, nunca imaginei dar o nome a uma delas. Então, estou muito lisonjeado”, contou.

 

Programação

 

A abertura oficial está prevista para a segunda-feira, 19, às 19h com a Banda do 12º Batalhão de Polícia Militar, no Palco. A partir das 20h a Escola Municipal Professora Francina de Andrade faz a apresentação de “Memoriando”, no Palco e às 20h30, será realizada a apresentação do Coral Pequenos Cantores, também no Palco. Todas as apresentações são para o público em geral. Veja abaixo a programação da FliPassos: