2,5 mil pessoas vítimas de acidentes em Uberlândia
Coluna MG 30 Setembro
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
2,5 mil pessoas vítimas de acidentes
Mais de 2,5 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito neste ano em Uberlândia. Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entre janeiro e julho de 2024, foram contabilizados 8.607 acidentes na cidade, um aumento de quase 4% em relação ao mesmo período de 2023, quando o número de ocorrências chegou a 8.281. Ainda de acordo com o levantamento, do total de vítimas, 1.403 sofreram ferimentos leves, 237 ficaram gravemente feridas e 29 morreram. (Diário de Uberlândia)
População em situação de rua em debate
A população em situação de rua de Sete Lagoas foi o tema de uma reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro. Na oportunidade, coordenadores e assessores da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentaram informações sobre equipamentos, corpo técnico e projetos voltados especificamente para este público que, nos últimos meses, ocupa muitos espaços públicos da cidade. O principal objetivo foi apresentar as ações contínuas de identificação, assistência, acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua. (Diário Sete Lagoas)
Sabará ganha projeto de reflorestamento
Sabará lançou um projeto de reflorestamento em parceria com o Instituto Plantando, a empresa Probiomas e a Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de plantar mais de 2.000 mudas de árvores nativas ao longo dos rios Sabará e Rio das Velhas. Iniciado em 21 de setembro, o projeto visa reduzir o impacto das enchentes, melhorar a infiltração de água no solo e restaurar áreas ciliares. A iniciativa, não só busca mitigar problemas ambientais atuais, mas também criar um futuro mais sustentável, promovendo áreas verdes para lazer e convivência social. (Folha de Sabará)
Vem aí o 2° festival de Oktoberfest Varginha
A 2ª edição do Festival Oktoberfest Varginha acontecerá de 10 a 13 de outubro, no Centro de Varginha. O evento contará com shows musicais, cinco cervejarias e mais de dez opções de cervejas alemãs, além de comidas típicas e atrações inovadoras, como a 1ª Corrida do Chopp, a OktobeerRun. A programação inclui apresentações de artistas locais e tributos a gêneros variados. O festival é realizado pela Cervejaria Varginha e produzido pela RB Produções & Eventos, com apoio de outras empresas. (Folha de Varginha)
https://blogdomadeira.com.br/vem-ai-o-2-festival-de-oktoberfest-varginha/
Circuito Mineiro de Cutelaria 2024
O Mercado Central de Belo Horizonte receberá, de 4 a 6 de outubro de 2024, o III Circuito Mineiro de Cutelaria, um evento que celebra a arte da cutelaria artesanal. Com uma programação diversificada, o circuito incluirá exposições, workshops de afiação de facas, demonstrações de forjamento ao vivo e apresentações de esgrima renascentista. Idealizado pelo cuteleiro Vitor Galery, o evento é uma oportunidade para artesãos e admiradores aprenderem sobre técnicas de corte e forjamento, além de poder adquirir peças exclusivas de cutelaria artesanal. A programação promete envolver todos os públicos, com atividades práticas e interativas ao longo dos três dias. (Balcão News – Belo Horizonte)
Homem corta 107 árvores e é multado
Um homem foi multado em R$ 28.985 após cortar 107 árvores da espécie aroeira na zona rural de Cláudio, Minas Gerais. A aroeira, que está na lista de espécies em extinção da flora brasileira, teve o corte denunciado à Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), que confirmou a infração. De acordo com a legislação, o corte de aroeiras é proibido sem um plano de manejo aprovado pelos órgãos ambientais. A aroeira, uma árvore nativa da América do Sul, é encontrada em vários biomas brasileiros, incluindo Cerrado e Mata Atlântica. (Portal Gerais - Divinópolis)
https://portalgerais.com/corte-de-arvores-aroeira-em-claudio-mg/
3ª edição da ExpoMetal
A 3ª edição da ExpoMetal, Feira Metalmecânica do Vale do Aço, será aberta no dia 7 de outubro, às 19h, na FIEMG em Ipatinga, com a presença do ator e comediante Nelson Freitas. Em sua palestra "O riso é um negócio sério", ele abordará como o humor pode impulsionar a motivação e os resultados comerciais. O evento seguirá com uma programação rica, incluindo uma Rodada de Negócios no dia 8, com a participação de grandes indústrias, e palestras sobre Inteligência Artificial e o setor sucroenergético. A ExpoMetal é uma oportunidade para fomentar negócios e conectar profissionais do setor metalmecânico. (Portal Silmara de Freitas – Ipatinga)
https://www.silmaradefreitas.com.br/ator-nelson-freitas-abre-a-3a-edicao-da-expometal/