1ª Capela de Santa Carmen Sallés no Brasil será inaugurada em Passos
A obra foi concluída após dois anos em construção, a partir de uma sugestão das Madres Concepcionistas em Passos
Será inaugurada nesta sexta-feira, 11, às 19 hs, a Capela de Santa Carmen Sallés. Localizada na rua Waldomiro Caetano Machado, 500, no bairro Nova Califórnia, a capela pertence à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e será a primeira dedicada à santa espanhola no Brasil. A construção da capela teve início em 25 de junho de 2022, e era um sonho antigo, estudado desde 2016, onde havia sido implantado um cruzeiro missionário.
De acordo com o padre Valdenísio Justino Goulart, a construção da capela trouxe união entre as comunidades de Nossa Senhora de Fátima e Sagrada Família, abraçando a causa da comunidade de Santa Carmen Sallés. “Hoje, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima se encontra mais fortalecida. Nosso coração transborda de felicidade ao anunciar que, com o esforço incansável e a generosidade de muitos, conseguimos realizar esse sonho. Esse belíssimo templo, o primeiro no Brasil dedicado à Santa Carmen, será um farol de fé, esperança e transformação para todos ao seu redor”, completou o pároco.
A ideia de construir a Capela de Santa Carmen Sallés na cidade de Passos foi das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, que administravam o Colégio Imaculada Conceição (CIC) na cidade. Durante o período de construção, eventos sociais e rifas foram realizados para arrecadação de recursos para a conclusão da obra, como sorteio de fuscas em dezembro de 2023 e em julho deste ano.
“É bonito demais ver uma comunidade que abraça a causa e caminha com a gente. Foi maravilhoso conhecer esse povo passense, um povo de coração generoso que sabe partilhar o pouco que tem. Encontram-se também nessa cidade pessoas de posse que estendem a mão para uma igreja que quer crescer. Sinceramente, estou muito encantado com o coração generoso do povo dessa cidade”, disse o padre.
“Quanto à Capela de Santa Carmen, nós sonhamos em construir uma capela templo e uma comunidade em torno dessa capela, a qual já tem 10 grupos de reflexão, que se reúnem nas casas semanalmente: pastoral da acolhida, pastoral do cântico e liturgia dos bairros em torno da Capela. Mas, o orgulho mesmo é o mesmo orgulho da Padroeira Santa Carmen Sallés, que são as crianças em ação”, afirmou.
CRIANÇAS
“Hoje, nós temos coral infantil e salinha missionária, mas queremos sonhar mais alto com essas crianças, trazendo mais novidades para o crescimento tanto espiritual como pessoal, fazendo delas presente da comunidade e os futuros livres para um mundo melhor. Estamos também iniciando a oficina do cérebro, que é somente para aqueles maiores de 60 anos”, disse.
Questionado sobre a sensação de ser reconhecido como uma figura de liderança na construção da capela, Valdenísio responde: “Aqui em Passos, se a gente seguir o conselho do Papa Francisco, onde o Pastor tem que ter cheiro de ovelha, não tenho dúvidas, eu vou à frente e a comunidade topa tudo, seja fazendo festas, rifas, almoços, novenas, baile e outros eventos”, apontou.
“Atrás da minha liderança encontram-se grandes líderes, que vêm nos sustentando em todos os desafios. Tem alguns líderes que são tão bondosos, se a gente contar as suas bondades, vocês ficam em dúvida se são anjos ou homens. O segredo da construção dessa capela são os corações de homens e mulheres apaixonados por Jesus”, completou.
O padre também ressaltou a relação gerada entre os moradores dos bairros próximos a capela a partir da construção. “Os bairros Santo Antônio, nossa Senhora de Lourdes e Nova Califórnia podemos dizer que são um só corpo. Se antes ninguém conhecia ninguém, hoje, além de todos se conhecerem, começaram um caminho bonito de buscar um bem comum para todos. De pessoas desconhecidas, vão se tornando grandes amigos, fortalecendo na fraternidade. Estamos construindo uma Capela e uma comunidade viva”, disse.
SANTA CARMEN
Santa Carmen Sallés y Barangueras, conhecida também como Maria del Carmen Sallés y Barangueras, foi uma religiosa espanhola, fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino. Ela é venerada pela Igreja Católica como santa, tendo sido canonizada pelo papa Bento XVI em 2012.
Santa Carmen nasceu em 9 de abril de 1848, em Vic, na Espanha. Desde jovem, Carmen demonstrou uma profunda devoção religiosa e um desejo de consagrar a vida ao serviço de Deus. Ela também possuía uma grande sensibilidade social e se preocupava com a educação e formação das meninas e mulheres.
Inicialmente, ingressou nas irmãs dominicanas e, depois de um período de discernimento, decidiu seguir seu chamado fundando uma nova congregação religiosa. Em 1892, fundou a Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, com o objetivo de promover a educação cristã para meninas, inspirando-se na Imaculada Conceição de Maria como modelo de pureza e santidade.